O QUE VISITAR

ATRATIVOS TURÍSTICOS DE JOINVILLE

Escola de Teatro Bolshoi no Brasil

É a única filial do mundo do Teatro Bolshoi da Rússia. Inaugurada em 2000, a escola atua na formação de artistas da dança com intuito de despertar jovens e crianças para o mundo das artes. É possível fazer uma visita à Escola Bolshoi, basta agendar por telefone. O tour é guiado e mostra a estrutura do lugar, além de contar um pouco da história dos alunos e professores.

 

 

Horário: sob consulta

Endereço: Av. José Vieira, 315

Telefone: (47) 3422-4070

Site: http://www.escolabolshoi.com.br/

 

 

Instituto Internacional Juarez Machado

É um espaço criado para pensar, aprender, apreciar ou expor arte. Mais do que um centro de artes e cultura, é a extensão da vida do artista Juarez Machado. O local conta com a Casa Principal, casa onde viveram seus pais; Pavilhão de Exposições e Novo Pavilhão, com diversas produções e manifestações de arte; Biblioteca Artística; e Jardim, composto pelas esculturas do artista. Para os visitantes que chegam de bicicleta, a visita é gratuita.

 

Horário: terça a sábado, das 10h às 18h30 – domingos e feriados, das 15h às 18h30.
Endereço: Rua Lages, 994
Telefone: (47) 3033-3036

Site: http://www.institutojuarezmachado.com.br/

 

Via Gastronômica de Joinville

Localizada no centro de Joinville, a rua Visconde de Taunay conta com diversas opções de bares e restaurantes, atendendo a todos os gostos. Entre os tipos de empreendimentos estão pizzarias, pubs, hamburguerias, churrascarias e de cozinhas intercionais: alemã, australiana, mexicana, japonesa, entre outros.
 
 
Endereço: Rua Visconde de Taunay
 
 
 

Estrada Bonita 

A 17 quilômetros do centro da cidade, a rota é uma das preferidas para os amantes do cicloturismo. Pelo percurso é possível contemplar belas paisagens, conhecer propriedades rurais e seus produtos coloniais e passar por trilhas e riachos. Com acesso a partir da BR-101, sentido norte, a região conta com opções de restaurantes e meios de hospedagens.

 

Endereço: Estrada Bonita – Pirabeiraba

 

 

Parque Natural Municipal da Caieira

O Parque Natural Municipal da Caieira fica no bairro Adhemar Garcia, às margens da Lagoa do Saguaçu. O local é destinado ao convívio com a natureza e ao lazer contemplativo e cultural. Pela trilha é possível ter uma visão privilegiada do Parque, da Lagoa do Saguaçu e Baía da Babitonga.

 

Horário: todos os dias, das 8h às 17h
Endereço: Rua Valdemiro Rosa, 1636

 

 

Barco Príncipe

O passeio contempla um bate-volta pela Baía da Babitonga, no litoral do estado. O tour parte diariamente do píer no bairro Espinheiros, em Joinville, e segue até a cidade histórica de São Francisco do Sul. A bordo os passageiros contam com serviço de bordo e atrações culturais.

 

Horário: sob consulta
Endereço: Rua Pref. Baltazar Buschle, 3870
Telefone: (47) 3455-4444

Sitehttp://www.barcoprincipe.com.br

Arquivo Histórico de Joinville

O Arquivo Histórico de Joinville reúne documentos produzidos, recebidos e/ou acumulados pelo Poder Executivo Municipal, bem como dos documentos privados considerados de interesse público e social sob sua custódia, visando o acesso à informação. O local tem por finalidade coordenar e implementar a gestão documental, a guarda permanente, a organização, a preservação e a difusão destes documentos.

 

Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h

Endereço: Av. Hermann August Lepper, 650

Telefone: (47) 3422-2154

Rua das Palmeiras

A Rua das Palmeiras é um marco no centro de Joinville. As primeiras palmeiras imperiais ao longo do caminho foram plantadas em 1873, a pedido do terceiro filho do rei da França Luís Felipe I, Francois Ferdinad. Atualmente, 89 palmeiras ligam a Rua do Príncipe ao Museu Nacional da Imigração e Colonização, onde era a antiga sede da administração da Colônia Dona Francisca.

 

Endereço: Rua das Palmeiras

 

Parque Zoobotânico

O Parque Zoobotânico de Joinville é uma boa opção de lazer junto à natureza. Localizado no complexo florestal do Morro da Boa Vista, o local foi construído após uma reivindicação dos moradores da cidade. São 17 mil metros quadrados, cercados pela flora e fauna da Mata Atlântica, e 200 espécies diferentes de animais em cativeiro.

 

 

 

Horário: terça a domingo, das 8h às 19h.
Endereço: Rua Pastor Guilherme Rau, s/n°
Telefone: (47) 3433-1230

 
 
 

Museu Nacional de Imigração e Colonização

Antiga sede administrativa da Colônia Dona Francisca no século XIX, o museu abriga objetos e documentos relacionados ao processo histórico de imigração e colonização no Sul do País e constitui um importante ponto turístico da cidade. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o local conta com casa enxaimel, modelos de engenhos de farinha e erva-mate e moenda de cana-de-açúcar, além de transportes de tração animal e carroções.

 

Horário: fechado para reforma

Endereço: Rua Rio Branco, 229

Telefone: (47) 3453-3499

 

 

 

Mirante de Joinville

A estrutura, no ponto mais alto do Morro da Boa Vista, permite visualizar boa parte da zona urbana da cidade e a Baía da Babitonga, além de percorrer trilha em meio a Mata Atlântica. O acesso é gratuito, e pode ser feito a pé, de bicicleta e por linhas exclusivas de ônibus que partem do Terminal Central.

 

Horário: todos os dias, das 6h às 20h

Endereço: R. Pastor Guilherme Rau, s/n

Telefone: (47) 3453-0177

Estação da Memória

A Estação da Memória é um dos marcos do desenvolvimento de Joinville e de sua história ferroviária. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (IPHAN), o prédio conta a história da cidade por meio da arquitetura, dos trilhos e dos objetos de época. Suas instalações também abrigam o Museu da Bicicleta e o Museu do Ferro de Passar (fechados temporariamente).

 

Horário: terça a domingo, das 10h às 16h 

Endereço: R. Leite Ribeiro, s/n

Telefone: (47) 3422-5222

Parque Ecológico Morro do Finder

Com aproximadamente 500 mil m² de área de preservação, o parque, com vista para a Baía da Babitonga, reúne exemplares da flora e fauna da Floresta Atlântica. A pé ou de bicicleta, o visitante poderá andar por trilhas demarcadas passando por grutas, nascente e lagos.
 
 
Horário: todos os dias, das 9h às 18h
Endereço: Rua Antonio Haritsch, s/nº
Telefone: (47) 3435-8237
 
 
 

Museu de Arte de Joinville

Inaugurado em 1976 com o conceito de documentar, estudar e conservar obras de arte, o museu reúne acervo de cerca de mil obras de artistas locais, catarinenses, nacionais e internacionais. A construção, com mais de 150 anos, é uma das mais antigas da cidade em alvenaria e chama a atenção por seus aspectos arquitetônicos.

 

Horário: terça a domingo, das 10h às 16h
Endereço: Rua XV de Novembro, 1400
Telefone: (47) 3433-4677

 

 

 

Parque Hemerocallis

O local é o maior produtor de Hemerocallis do país, e oferece diversos espaços como lagos, flores, plantas para contemplação do visitante, além de compras, café e uma linda capela. De outubro a fevereiro, realiza o Festival de Hemerocallis.
 
 
Horário: 07:30 às 17:00
 Sábado: 09:00 às 17:00
Endereço: Rua Tenente Antônio João, 4257
Telefone: (47) 3473-0628